-
Arquitetos: Gabriela Eloy
- Área: 90 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Denilson Machado – MCA Estúdio
-
Fabricantes: Arquivo Contemporâneo, Casa Julio, Cortinaria, Delcor, Ekko Home, Ekko Revestimentos, Expalum, Galeria Lurix, Idélli, Trousseau
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa na serra com infraestrutura hoteleira, totalmente integrada com a natureza ao redor. Assim a arquiteta Gabriela Eloy define a Cabana Angatu, espaço de 90m2 em forma de caixa, com grandes panos de vidro no lugar de paredes, projetado por ela na CasaCor Rio 2023, sobre um terreno de 335m2. “Angatu é uma palavra Tupi-Guarani que significa bem estar, felicidade e alma boa”, justifica ela.
O projeto foi concebido para estimular a introspecção e a conexão com a nossa essência, e, para isso, a arquiteta abusou de elementos da natureza, como madeira, pedra, água, fogo e, claro, a vegetação farta existente. “O grande espelho d’água ao longo de toda a fachada principal sugere uma limpeza física e mental antes de entrar na morada, ao mesmo tempo que marca a transição do mundo externo para o interno”, explica.
O design curvo e as formas orgânicas também foram fortemente exploradas nos móveis, marcenarias, luminárias e tapete principal da sala para aumentar a sensação de conforto, aconchego e fluidez dos espaços. Pelo mesmo motivo, a paleta de cores do décor passeia por tons naturais de off white, bege, verde oliva e cinza, com toques de terracota, presentes no piso de porcelanato, ladrilhos de olaria com acabamento rústico, seixos soltos, forros de madeira, cobogós e estofamentos de algodão, linho e couro.
No quesito mobiliário, Gabriela Eloy contou com a curadoria do expert João Caetano, que trouxe do Arquivo Contemporaneo Oficial peças assinadas por nomes consagrados do design brasileiro, como Oscar Niemeyer (poltrona com banqueta Alta), Jorge Zalszupin (poltrona Ondine), Ricardo Fasanello (mesa lateral Ciranda), Guilherme Wentz (sofá Dobra e cama Baixa), Jader Almeida (buffet Teca, banco Basso e poltrona com pufe May) e Arthur Casas (cadeiras Xingu). Além disso, há peças desenhadas pela própria arquiteta, como a mesa de centro de quinas arredondadas (em madeira, pedra e aço inox), o rack de madeira com fundo curvo e a mesa de jantar do espaço gourmet, em serralheria e fórmica TS. Entre as obras de arte, vale destacar as esculturas dos artistas Raul Mourão e José Bechara, fornecidas pela Galeria Lurix.
Como fazer crianças hiper conectadas desacelerarem também? Pensando em entreter os pequenos, a arquiteta montou uma cabana super charmosa no meio do jardim, criando, assim, um camping confortável e seguro “ao lado de casa”, para o alívio dos pais. “Quem nunca brincou de cabana de lençol em casa? Quem resiste?”, brinca ela.
“Pensamos ainda em alguns detalhes práticos que seriam úteis para o dia a dia, como gavetas na mesa de centro, para guardar controles remotos e itens pequenos, e também um mini bar embutido e revestido na sala de estar para não interferir na estética do mobiliário”, finaliza a arquiteta Gabriela Eloy.